Você já apareceu por aqui?

Dia 14 de abril - Questão 104

Olá, meu povo!

O colega Paulo (xará!) José está se preparando para o concurso da Companhia de Docas do Estado de São Paulo (Codesp),que será realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e me pediu uma opinião sobre a banca.

Olha só, a FGV não tem o costume de cobrar RL em suas provas. Pelo que lembro, foi cobrado para o concurso da Secretaria de Administração do Estado de Pernambuco (SAD/PE) em 2008, e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em 2007.

Pelo que vi dessas provas, parece-me que o estilo se assemelha ao da Cesgranrio. Vamos dar uma olhada em uma questão da prova de Analista de Planejamento, Orçamento e Gestão (SAD/PE).

A negação da frase “Todos os homens dirigem bem” é:
(A) todos os homens dirigem mal.
(B) todas as mulheres dirigem bem.
(C) todas as mulheres dirigem mal.
(D) nenhum homem dirige bem.
(E) existem homens que dirigem mal.

A questão do dia 08 de fevereiro traz uma tabelinha que facilita e muito o entendimento dessa questão. Lá, você encontrará que a NEGAÇÃO DO TODO É ALGUM NÃO.

Ou seja, se quero a negação de ‘Todos os homens dirigem bem’, teremos ‘ALGUNS homens NÃO dirigem bem’. No mesmo dia, se olharmos bem, veremos que o ALGUM pode ser ‘traduzido’ como EXISTE. Além disso, dizer que ‘homens ‘NÃO dirigem bem’ é o mesmo que dizer que dirigem mal, não é mesmo?

Então:
Negação de ‘Todos os homens dirigem bem’ = EXISTEM homens que DIRIGEM MAL.

Resposta correta: letra E.

Faltam 261 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

0 comments: