Você já apareceu por aqui?

Dia 28 de julho - Questão 209

Olá, meu povo!

Vamos dar uma olhada em uma outra questão enviada pelo colega Roberto, que me lembra um artigo antigo que escrevi para o EVP falando sobre o ‘Princípio dos Pombos’. Se alguém quiser ler, é só clicar no link abaixo:

A questão veio da mesma prova de Agente de Pesquisas e Mapeamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em 2009 pela Consulplan.

Sabe-se que durante o segundo semestre de um ano foram realizadas 8 reuniões, uma a cada dia, com os professores de uma determinada escola. Das afirmativas abaixo, assinale a verdadeira:
A) Pelo menos uma das reuniões ocorreu na segunda-feira.
B) Pelo menos um deles é professor de matemática.
C) Pelo menos em dois meses houve mais de uma reunião.
D) Pelo menos duas das reuniões ocorreram no mesmo dia da semana.
E) Pelo menos um dos professores é do sexo masculino.

Se vocês leram o artigo, viram que a ideia é pensar num ‘cabra’ azarado, não é? Então, vamos analisar cada alternativa e ver qual delas se encaixa...

A) Pelo menos uma das reuniões ocorreu na segunda-feira. FALSO. Não há como garantir isso! Eu posso ter todas as reuniões numa terça-feira e não irá ‘ferir’ o enunciado da questão.

B) Pelo menos um deles é professor de matemática. FALSO. A questão falou alguma vez em quais eram as disciplinas dos professores???

C) Pelo menos em dois meses houve mais de uma reunião. FALSO. Essa daqui cabe mais um comentário. Se pensarmos como um azarado, se cada mês do 2º semestre teve 1 reunião, teremos 6 ao total. Então, como faltam 2 reuniões para completar o total de 8, posso ter 2 meses com 2 reuniões, correto? Correto! Porém, posso ter 1 mês com 3 reuniões (por conseguinte, não terei nenhum mês com 2 reuniões). Então, não há como garantir que esse item seja verdadeiro.

D) Pelo menos duas das reuniões ocorreram no mesmo dia da semana. VERDADEIRO. Aqui sim, o povo foi azarado. Como temos 7 dias na semana, teremos 1 reunião em cada dia, sobrando 1 para totalizar as 8. Portanto, podemos GARANTIR que haverá um mesmo dia da semana com 2 reuniões, pelo menos.

E) Pelo menos um dos professores é do sexo masculino. FALSO. Mesma coisa da letra C.

Você pode estar pensando: mas PH, e se tivermos reuniões apenas nos dias da semana (de segunda a sexta)? Sábado e domingo não teriam reuniões.

Ok, companheiro! Mas não é isso que a alternativa D está dizendo. Nesse seu exemplo, eu GARANTO que ALGUM DIA da semana teremos pelo menos 2 reuniões. Isso sim é o que fala a alternativa, ok?

Resposta correta: letra D.

Faltam 156 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

4 comments:

Anônimo disse...

Olha vc vai me desculpar, mas eu contesto !
Veja: São duas alternativas corretas!!!
Pois a opção "E" também tem consistência Lógica: Se "um grupo de professores" gramaticalmente utilizando-se o gênero Masculino então significa que não são apenas professoras, ou seja existe pelo menos um professor do sexo masculino. Se fossem somente mulheres a questão diria: um grupo de professoras!

Anônimo disse...

Mals mais não pode ser a alternativa D por que na pergunta ele especifica "... 8 reuniões, uma a cada dia..."

Anônimo disse...

se é uma reunião acada dia, ou seja, ouve reunião todos os dias da semana, inclusive segunda.

Unknown disse...

Mas na pergunta já disse uma reunião a cada dia então significa que não pode ter tido duas reuniões no mesmo dia