Você já apareceu por aqui?

Dia 19 de agosto - Questão 231

Olá, meu povo!

Algumas questões de RL, principalmente quando a banca é a Fundação Carlos Chagas ou a Fundação Cesgranrio, pedem que o candidato tenha uma visão espacial de um determinado objeto (como um dado, por exemplo), e, ao realizar alguns movimentos com esse objeto, pede uma conclusão em termos de posição.

Foi o que aconteceu na prova de Agente da Fiscalização Financeira do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP), realizada em 2008 pela Fundação Carlos Chagas (FCC).

Sabe-se que, em um dado, a soma dos pontos de faces opostas é sempre igual a 7. Um dado é colocado sobre a superfície plana de uma mesa com a face “1” voltada para o leste, a “6” para o oeste, a “3” para o sul, a “4” para o norte, a “2” para cima e a “5” para baixo, da forma como é mostrado na figura seguinte.
Considere que esse dado é submetido a quatro movimentos sucessivos, cada um dos quais consiste de uma rotação de 90° em torno de uma aresta que se apóia sobre a mesa. Se após cada movimento as faces ‘1’, ‘3’, ‘5’ e ‘6’ passam a ficar, sucessivamente, voltadas para baixo, então, ao fim do quarto movimento, a face “1” estará voltada para:
(A) baixo.
(B) cima.
(C) o norte.
(D) o sul.
(E) o oeste.

Olha só, a questão pode ser resolvida de 2 maneiras: pela visão espacial (é bom pensarmos assim para ‘enxergarmos’ os movimentos) e pela visão ‘Pokemon’.

Na visão espacial, vamos ‘fatiar’ o dado da questão, sempre colocando no meio a face que está voltada para baixo. Fica:
Então, o dado está assim:
Notem que as posições norte – sul, leste – oeste e cima – baixo, se somado, devem dar SEMPRE 7, ok?

1º movimento: face ‘1’ para baixo => movimente a parte maior do dado da esquerda para a direita, trazendo o ‘2’ para o lugar do ‘1’
2º movimento: face ‘3’ para baixo => movimente a parte menor do dado de cima para baixo, trocando de posição o ‘4’ e o ‘6’
3º movimento: face ‘5’ para baixo => movimente a parte maior do dado da direita para a esquerda, trazendo o ‘2’ para o lugar do ‘4’
4º movimento: face ‘6’ para baixo => movimente a parte menor do dado de cima para baixo, colocando o ‘2’ na posição vazia (onde estava o ‘6’) e o ‘1’ na posição onde estava o ‘2’
Agora, e só comparar a 1ª figura (das posições) com esta! A face ‘1’ está para cima!

PH, e a visão ‘Pokemon’? É a visão de quem já evoluiu. Como dissemos anteriormente, a posição cima – baixo deve ter soma igual a 7, não foi? Se a face ‘6’ está para baixo, então a face ‘1’ (que somado a ‘6’, ficará 7) deve estar na posição cima!

Resposta correta: letra B.

Faltam 134 questões!

Beijo no papai e na mamãe,

PH

0 comments: